Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jmoura/public_html/projetorondon-pe/admin/conexao/MySql.php on line 18

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/jmoura/public_html/projetorondon-pe/admin/conexao/MySql.php on line 18
Projeto Rondon PE
Fechar |


Última Edição Rondon [Veja +]


clique para abrir o PDF


Edições anteriores

INFORMATIVO RONDON


clique para visualizar

Notícia
Postado em 02 de março de 2011

Enchente no Rio j a 6 mais fatal dos ltimos 12 meses no mundo.

Levantamento feito a pedido da BBC Brasil mostra ainda que nenhum desastre natural no Brasil provocou mais mortes nos últimos dez anos.
Desastre na região serrana já é o maior no paísl em pelo menos 10 anos

As enchentes na região serrana do Rio de Janeiro já são o 6º maior desastre relacionados a chuvas nos últimos 12 meses, segundo um levantamento feito pelo Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres (Cred) a pedido da BBC Brasil.

Segundo os dados da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, pelo menos 336 pessoas já morreram em consequência das enchentes e deslizamentos provocados pela chuva desta quarta-feira na região.

Esse número de mortos também coloca a tragédia como o mais mortífero desastre natural no Brasil em pelo menos dez anos, de acordo com o levantamento. O Cred, localizado em Bruxelas, na Bélgica, vem compilando dados sobre desastres em todo o mundo há mais de 30 anos.

De acordo com os dados da organização, as enchentes no Paquistão entre julho e agosto do ano passado, que deixaram 1.985 mortos, foram o desastre provocado por chuvas que provocou o maior número de vítimas fatais nos últimos 12 meses no mundo.

O segundo maior número de mortes em desastres do tipo no último ano foi registrado em Zhouqu, na província chinesa de Gansu, com um deslizamento de terra provocado pelas chuvas que deixou 1.765 pessoas mortas em agosto.

Também na China, em Fujian, na província de Sichuan, chuvas torrenciais entre maio e agosto deixaram 1.691 pessoas mortas em consequência das cheias e dos deslizamentos de terra.

Caso o número de mortos no Rio de Janeiro continue subindo, pode ultrapassar os totais do quarto e do quinto desastres com mais vítimas fatais no ano passado - entre fevereiro e março, 399 pessoas morreram em enchentes e deslizamentos em Nametsi, em Uganda, e 363 pessoas morreram em consequência das inundações provocadas pelas chuvas que atingiram a região de Guaranda, na Colômbia, na maior parte do segundo semestre do ano passado.

O total de mortos nas enchentes desta semana no Rio de Janeiro também ultrapassaram os maiores desastres no Brasil desde 2000 - as enchentes de abril do ano passado no Rio, que deixaram 256 mortos, as inundações de 2003 no Nordeste e no Sudeste, que mataram 161, e as enchentes de 2008 em Santa Catarina, que deixaram 151 mortos.

A enchente mais mortífera de que se tem notícia, segundo os registros do Cred, ocorreu na região central da China, em 1931, quanto 3,7 milhões de pessoas teriam morrido, segundo as estimativas.

Na última década, as enchentes de maio de 2004 no Haiti, com 2.600 mortos, foram as que deixaram o maior número de vítimas fatais. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

 





OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Rondon Pernambuco lana programa de Turismo Ecolgico e Cultural NAS PEGADAS DE LAMPIO
Rondonistas brasileiros e peruanos atravessando o Rio Acre
XXV ENCONTRO DOS RONDONISTAS DE PERNAMBUCO
Lampio e sua histria contada em cordel
Ministro e governador discutem situao de obras nas BRs do Esprito Santo
© Projeto Rondon-PE - 2011 - Fone: 81 3432-1807 | e-mail: contato@projetorondon-pe.org.br | Mais informações