Fechar |


Última Edição Rondon [Veja +]


clique para abrir o PDF


Edições anteriores

INFORMATIVO RONDON


clique para visualizar

O Passeio
PROGRAMA DE TURISMO ECOLÓGICO E CULTURAL

“NAS PEGADAS DE LAMPIÃO”
ROTEIRO: Recife (Derby) – Arcoverde (256 km) – Serra Talhada (420 km) (Distritos de Varzinha, Caiçarinha da Penha, Conceição de Cima (Café da Manhã), Lajedo da Firmina, Tauapiranga (Cartório do RG de Lampião)), Casa de Pinheiro (Neto de Zé Saturnino, maior inimigo de Lampião) (Almoço), Escombros da antiga Casa Grande da Fazenda Pedreira de Zé Saturnino, Sitio Passagem das Pedras (Onde Nasceu e viveu Lampião), Serra Talhada – Triunfo (32 km) (Pico do Papagaio, Engenho de Rapadura, Museu do Cangaço e Casa do Juiz) – Recife (430 km).
PERÍODO: A partir de Fevereiro de 2014 – Todas as sextas, sábados e domingos;
TRANSPORTE: Em Microônibus com 25 lugares, com Ar Condicionado, Monitor, CD/ DVD Player, Poltronas confortáveis e reclináveis, ano de fabricação não inferior a 2010, Frigobar e Gelágua.
ACOMODAÇÕES: Pousada Lampião, em apartamentos duplos e triplos com ar condicionado, TV, Frigobar.
REFEIÇÕES: Pensão Completa (Café da Manhã, Almoço, Jantar)
PREÇO POR PESSOA: R$ 600,00 (seiscentos reais). (Promoção de Lançamento)
OBS: Em caso de desistência será devolvido 80% do valor pago.

INCLUSOS NO PACOTE:
  • Microônibus com 25 lugares ou ônibus com 50 lugares, com Ar Condicionado, LCD, DVD, CD Player, Poltronas confortáveis e reclináveis, frigobar e gelágua;
  • Serviço de bordo Ida e Volta;
  • Acomodação na Pousada Lampião ((02) Duas Diárias) (Serra Talhada);
  • Pensão Completa (Café da Manhã, Almoço e Jantar);
  • Apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião;
  • Camisa Personalizada do Programa.

PROGRAMAÇÃO:

Primeiro dia (SEXTA-FEIRA).
13:00 h: Saída da praça do Derby;
16:00 h: Parada em Arcoverde;
19:00 h: Previsão de Chegada a Serra Talhada;
19:30 h: Acomodação e Jantar na Pousada Lampião;

Segundo dia (SÁBADO).
05:00 h: Saída da Pousada em microônibus para o passeio ecológico/cultural – “NAS PEGADAS DE LAMPIÃO” -  acompanhado pelo Guia da Fundação Cabras de Lampião, um “Cangaceiro” devidamente paramentado, que nos acompanha por todo o percurso falando sobre a vida e as peripécias de Virgolino Ferreira da Silva (Lampião);
06:40 h: Caminhada pela Caatinga por cerca de 02 km, até chegar no distrito de Conceição de Cima; Neste momento nosso guia fala sobre as espécies vegetal e animal que ocorrem na Caatinga, e fala das estratégias de sobrevivência dessas espécies e do próprio homem, no ambiente hostil do semi-árido nordestino;
07:00 h: No distrito de Conceição de Cima, será servido o Café da Manhã (típico sertanejo), em uma Casa de Farinha, feito pela comunidade local. Bom momento para fotos e conversar com membros da comunidade local, que conviveram com o Cangaço e contam suas histórias;
08:00 h: À bordo de um Pau de Arara (Caminhão com bancos em sua carroceria) partiremos em direção ao Lajedo da Firmina, para um momento de estórias e caminhada, como o Senhor João Paulino Neto, bom lugar para tirar fotos;
09:00 h:  Ainda à bordo do Pau de Arara, partiremos ao Distrito de Tauapiranga (Distrito mais antigo de Serra Talhada), neste lugar está o Cartório onde se registrou o Virgolino Ferreira da Silva – O Lampião, os visitantes podem comprar a 2ª Via da Certidão de Nascimento do cangaceiro;
10:00 h: À bordo do ônibus, iremos em direção à Fazenda São Miguel, na casa de Pinheiro (neto de Zé Saturnino, maior inimigo de Lampião), para uma boa prosa com Dona Minó, filha de Zé Saturnino, enquanto esperamos a hora do almoço típico sertanejo.
13:00 h: Após o almoço e um tempo de descanso, partiremos em direção aos Escombros da antiga Casa Grande da Fazenda Pedreira de Zé Saturnino, local para tirar fotos.
13:20 h: Em seguida, chegaremos ao Sitio Passagem das Pedras (Onde nasceu e viveu Lampião). Visita à casa de Virgolino Ferreira da Silva, restaurada pela Fundação Cabras de Lampião.
14:30 h: Volta para a Pousada Lampião, para um tempo de lazer na piscina ou descanso.
18:00 h: Jantar na Pousada Lampião.
19:00 h: Visita ao Museu do Cangaço (Ponto de Cultura Cabras de Lampião), na antiga Vila Ferroviária de Serra Talhada. Momento de tirar fotos, viver a história do cangaço, assistir a um vídeo de Lampião e um belo momento de lazer com apresentação do Grupo Cabras de Lampião, dançando Xaxado (Dança da época de Lampião).
22:00 h: Retorno a Pousada Lampião, para um bom descanso.

Terceiro dia (DOMINGO).
07:00 h: Partiremos a Cidade de Triunfo, distante 32 km. Visualização das belezas naturais da região de brejo de altitude.
07:40 h: Chegada a Triunfo, ao Bar do Beto. Breve histórico da cidade, narrado pelo Guia local.
08:00 h: À bordo de aminhonetes, partiremos ao Pico do Papagaio, ponto mais alto do Estado de Pernambuco (1.260 metros acima do nível do mar). Em meio à caatinga, ergue-se uma formação rochosa que parece desafiar a gravidade. Do alto, a bela vista do vale do Pajeú contempla 6 cidades: Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores e Triunfo, em Pernambuco, e Princesa Isabel e São José da Princesa, na Paraíba.
10:30 h: Desceremos ao Engenho São Pedro, local de produção da Cachaça Triumpho e ponto de comercialização de cachaças, rapaduras e outros derivados da Cana de Açucar". O guia irá contar um breve histórico do local.
12:00 h: Visita ao Museu do Cangaço de Triunfo.
13:00 h: Visitaremos a Casa Grande das Almas de São José de Belmonte, Dr. Assis Timóteo (Casa Grande das Almas, é uma construção do final do Século XIX com 14 cômodos, erguida pelo alferes João Timóteo de Lima. O curioso é que metade do casarão fica em território pernambucano e a outra metade em solo paraibano). Nesta casa ocorreram fatos inusitados de Lampião, narrados pelo guia local.
14:00 h: Retorno ao Bar do Beto, almoço servido no local, tipicamente regional.
15:00 h: De volta ao ponto de partida, Recife.
21:30 h: Previsão de chegada a Derby, Recife-PE.

© Projeto Rondon-PE - 2011 - Fone: 81 3432-1807 | e-mail: contato@projetorondon-pe.org.br | Mais informações